Dispensa ou Despensa?

(Fonte: Organizada à Bessa)

Há alguns anos, logo que comecei a trabalhar em um escritório de arquitetura aqui em São Paulo, herdei alguns projetos que estavam sob a coordenação de um arquiteto que se desligara da empresa. Um dia, precisei enviar o projeto completo de um apartamento ao cliente e não percebi que naquele cômodo, ao lado da cozinha, onde guardamos mantimentos, estava escrito “DISPENÇA“.

Foi uma outra arquiteta do escritório, que também recebeu meu e-mail, que me alertou. Pois é, o comando XREF do AutoCAD, que tanto facilita a vida dos cadistas, replicou a “DISPENÇA” da planta base para todas as demais folhas do projeto. Imaginem o meu desconforto: nova na empresa e escrevendo “dispença”? E não havia sido eu e sim o antigo arquiteto, mas até explicar… Em um minuto arrumei o texto na planta base e todas as demais (planta de acabamentos, reforma, elétrica, iluminação, etc) foram automaticamente atualizadas (abençoado XREF!!). Porém, haja braço para fazer novamente todos os PDFs!
Mas, voltando à pergunta do título, é dispensa ou despensa? Os dois termos existem na língua portuguesa, o primeiro pode ser uma conjugação do verbo dispensar ou pode se apresentar como um substantivo, enquanto o segundo é o nome do cômodo onde armazenamos os mantimentos e é também classificado como um substantivo:
- Ela dispensa todo mês a ajuda financeira de seus pais porque já está trabalhando. (Verbo dispensar)
- A dispensa dos alunos foi necessária devido à greve do metrô. (Substantivo)
- A despensa está muito grande em relação às dimensões da cozinha, por isso, será necessário revisar o projeto. (Nome de um compartimento ou cômodo de uma construção, substantivo)
Então, quando precisar escrever os nomes dos ambientes em um projeto, não tenha mais dúvidas: use DESPENSA – com E e com um S!
Até a próxima e bom feriado a todos!

2 comentários

  1. Oi Roberta. Achei muito interessante sua ideia. De fato, o português é difícil e as vezes nos confundimos. Tenho um blog de decoração bem bacana, onde você também pode encontrar dicas de lugares e livros e entrevistas com pessoas interessantes. Espero que você goste. Abraço. Valeria Coelho. http://www.hardecor.com.br/

Escreva um comentário