Contrapiso ou contra-piso??

Bom, todos sabemos que em janeiro de 2009 um novo acordo ortográfico foi feito e muitas coisas da língua portuguesa se modificaram. Uma das regras diz que há a necessidade de se usar hífen entre um prefixo e sua palavra quando a última letra do prefixo é igual à primeira letra da segunda palavra, ou então essa última comece por “h”, como acontece em “contra-ataque” ou “contra-habitual”.

Certo, mas então qual é o correto: contra-piso ou contrapiso? De acordo com a regra que acabamos de ver, apenas algumas palavras precisam da utilização do hífen, e o termo de nossa discussão NÃO se enquadra nas especificações. Portanto, o correto é CONTRAPISO. Isso mesmo, tudo junto!

Para quem não sabe, contrapiso é um capeamento feito de argamassa, com cerca de 3 cm de espessura que tem como objetivo nivelar a superfície do piso antes que o revestimento definitivo seja aplicado para que haja aderência e sua aplicação seja de qualidade.

Agora já sabem, né? CONTRAPISO está CORRETO, CONTRA-PISO está INCORRETO!!

14 comentários

  1. Bom, só errou no termo argamassa. Pois o contrapiso é feito de cimento e posteriormente é aplicada a argamassa para o assentamento do piso cerâmico.

  2. Anonymous disse:

    A distância ntre o centro de dois furos chamamos de:
    entre centro, entrecentro ou entre-centro?
    Neste caso então seria “entrecentro” ou para está palavra, formada para apenas para fins práticos, não se usa a regra?

  3. Raimundo disse:

    Segundo a NBR 13281 1 , argamassa é a mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada). Portanto contrapiso é uma argamassa.

  4. Anonymous disse:

    Quanta besteira a gente vê nesses comentários. O povo está precisando estudar mais em livros e publicações técnicas confiáveis ou o número de “idiotas motivados” só vai continuar crescendo.

  5. Anonymous disse:

    Depois que surgiu o google, todos se acham os donos da verdade! Estudar faz bem, isso poucos sabem!

  6. Anonymous disse:

    Quanta revolta! Seria Afirmação?!

Escreva um comentário