Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Eletricista???

Bom, sabemos que MUITA, mas muita gente sai por ai falando que tem que procurar um “Engenheiro Elétrico”, ou que quer ser um desses algum dia. Até então, para quem também não sabe, passa despercebido, mas para o profissional da área fica todo aquele sentimento de angústia e aquela vontade de gritar “Engenheiro Elétrico NÃO, sou um Engenheiro ELETRICISTA!!”. Isso mesmo, o correto, mesmo que soe um pouco mais estranho do que deveria, é Engenheiro Eletricista.


O que causa o desconforto é como a palavra “elétrico” é vista literalmente… As pessoas sentem que tal palavra atribui a elas uma característica da ‘possibilidade de dar choque’, o que é correto por um lado, mas para TUDO há contradições, não é? Algumas pessoas dizem que não faz diferença, logo que outros profissionais são atribuídos justamente como Engenheiros Mecânicos ou Engenheiros Eletrônicos. Um artigo publicado pela Revista Veja utiliza a mesma linha de pensamento e cita exemplos que também seriam estranhos se fossem levados tão a sério como no caso da Engenharia Elétrica:

“Na mesma linha, acrescente-se que, a não ser em casos de literalismo terminal, não passa pela cabeça de ninguém que o gerente financeiro seja feito de cifrões, o físico nuclear seja radioativo, o programador visual precise se vestir de forma chamativa (embora muitas vezes o faça), o jornalista esportivo seja um atleta e o guarda florestal corra risco de desmatamento.”


Por fim, o objetivo não é criar um movimento para modificar a ideia das pessoas a respeito da atribuição de alguém que recebe o diploma de Engenharia Elétrica, e sim mostrar a maneira correta de tratá-los: procure por um Engenheiro Eletricista, e não por um elétrico!

__________________________________________________________________________________

Conheça nossos cursos de AutoCAD em DVD: você aprenderá e poderá usar o certificado para ajudar nas horas exigidas pelas Atividades Complementares da faculdade. Visite a Loja Construir e confira o conteúdo de cada DVD, formas de pagamento, prazos de entrega, processo de certificação e aproveite para conhecer outros cursos em DVD como Sketchup, 3DS Max, Revit e muito mais!!

PREÇOS ACESSÍVEIS, FRETE GRÁTIS E PARCELADO EM ATÉ 18X!!
Clique aqui para acessar a Loja Construir ou envie um e-mail para construir@construir.arq.br
__________________________________________________________________________________

30 comentários

  1. Anonymous disse:

    Ué, aqui deveria ter também uma explicação sobre o engenheiro mecânico, por exemplo, dizendo que o correto seria engenheiro mecanicista (sei lá), já que este não tem parafusos, engrenagens e nem precisa ser lubrificado com os anos —’

  2. Anonymous disse:

    mesma coisa com os engenheiros SANITARISTAS

  3. Anonymous disse:

    Mecanicista eu nunca ouvi, afinal, vc contrata um mecânico pra consertar um carro ou uma máquina, assim como contrata um eletricista pra fazer instalações elétricas. Então, a meu ver, o correto seria engenheiro mecânico e engenheiro eletricista.

  4. Anonymous disse:

    Palhaçada
    Sou Engenheiro de Petróleo então devo ser combustível fóssil?

  5. kkkkkkkkkkk
    Acho que não importa o nome , o que vale mesmo é o sentido!!!
    Faço Engenharia Elétrica e continuo chamando assim….
    Abraço a tds …. ( essa do Eng de Petróleo foi boa )

  6. Anonymous disse:

    “Palhaçada
    Sou Engenheiro de Petróleo então devo ser combustível fóssil?”

    Que nada, um dia todos nós vamos virar petróleo

  7. o engenheiro eletricista tem que ficar na tomada? e se acabar a energia? hahaha

  8. Anonymous disse:

    Sou engenheiro elétrico! Como fica os físicos nucleares?

  9. Anonymous disse:

    Aff. Que falta do que pensar !!

  10. Anonymous disse:

    e o engenheiro pedreira? era feito de pedra?

  11. Anonymous disse:

    que tal engenheiro eletrotécnico

  12. Anonymous disse:

    Para os desinformados, após o novo acordo ortográfico passou-se a ser correto a denominação de engenheiro elétrico.

  13. Anonymous disse:

    Isto é, engenheiro elétrico: engenheiro que vive tendo tremelique…

  14. Anonymous disse:

    Debate medíocre!!! … mas, usem do bom senso e não de piadinhas fúteis… “Eng. Eletricista.”

  15. Vejam o primeiro parágrafo do texto citado acima: “Só uma mente atacada pelo vírus do literalismo, que infelizmente tem se mostrado altamente contagioso (veja o caso de “risco de morte”), pode se incomodar com uma locução como “engenheiro elétrico” sob o argumento de que um indivíduo desse tipo daria choque.”

  16. Anonymous disse:

    Dicas de português para Construção Civil?! Quem faz estas postagens aqui, deveria pesquisar melhor e ter certeza do que está escrevendo, e assim disponibilizar o texto para o público, pois a postagem está equivocada. Se está se dando dica de português, deve-se seguir a linha gramatical e não o modo como cada profissional gosta de ser chamado.

Escreva um comentário