O que é caixão perdido??

A técnica do caixão perdido é utilizada na execução de algumas lajes que tenham grande espessura em concreto, sendo que a função estrutural dessa grande quantidade está somente nas partes superior e inferior, sendo a do meio “dispensável”, podendo ser oca ou substituída por alguma tecnologia própria para a formação do caixão perdido. Essa técnica é muito utilizada, levando em consideração a economia na utilização de concreto e na redução significativa do peso que será poupado.
Sua execução consiste na utilização de uma forma interna no formato de uma caixa, que pode ser de madeira, compensado ou isopor, e que pode ou não ser retirada após a cura do concreto. O isopor tem algumas características que indicam vantagens significativas em relação à madeira, pode exemplo… É um material extremamente leve e que apresenta alta facilidade de transporte, corte e montagem, e ainda tem a característica de não apodrecer e nem dar cupins, agilizando o processo produtivo e apresentando-se como um excelente isolante térmico.
Para quem acha que a utilização do caixão fechado limita-se somente à edificações, estão completamente enganados. Ele pode ser também utilizados em pontes, por exemplo. E como a quantidade de concreto é maior, há também uma quantidade maior desse sem função. O espaço que sobra pode ser utilizado como depósito e é muito prático e funcional, além de também reduzir o peso de toda a estrutura.

1 comentário

  1. Anonymous disse:

    Isso tem alguma relação com laje nervurada??

Escreva um comentário