O que é concreto armado?

Considerado por alguns como um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX, o concreto armado é um material usado pelos profissionais da construção civil nas estruturas dos edifícios. É imprescindível na formação de vigas e lajes.

Enquanto o concreto em si tem a função de resistir à compressão (a escolha para a quantidade de compressão é feita a partir dos tipos definidos por FCK), o concreto armado é responsável por resistir a qualquer esforço de tração, isso devido à estrutura metálica que ele recebe.

A sua produção consiste na utilização de vergalhões de aço posicionados longitudinal e transversalmente. Seus diâmetros são de 6, 8, 10, 12, 18, 20, 25 e 32mm, tendo ainda a possibilidade de usar um de 40 ou 50, tudo para resistir à tração e, em alguns casos, até mesmo na compressão.

Utilizado também em estruturas como pontes, viadutos e passarelas, o concreto armado apresenta uma alta facilidade de execução e adaptação, mas é necessário também um cuidado muito especial na hora dos cálculos, esses que devem ser feitos por um calculista muito bem preparado para a ocasião, além dos cuidados de seguir à risca as normas nacionais e internacionais de utilização da técnica.
O concreto armado pode ser adquirido em fábricas que o produzem pré-moldado ou então ser produzido pelos próprios responsáveis pela obra, o que dá mais trabalho e, se houver falta de cuidado, pode ser determinante para a durabilidade e segurança da estrutura.

Escreva um comentário