O que é espigão?!

Muitas pessoas, durante um processo de construção civil ou no momento de conversar com um arquiteto, ouvem a palavra “espigão”, mas muita gente não entende se pergunta o que é isso. Ao procurar em sites de busca, os resultados a respeito de espigão são quase nulos, realmente pequenos. Pode ser marca de regionalismo, ou apenas um vício de linguagem que poucos entendem, mas para os estudantes ou aqueles que não dominam 100% a “arte” da construção civil, é apenas o que chamamos de Cumeeira do Telhado.

Certamente alguns estão pensando “aaaaaah, então é isso?! Não tinha ideia”, enquanto outros ainda estão “anh? Não entendi!!” e com aquele sentimento de vazio, pois não sabem também o que é uma cumeeira. O que é?

Cumeeira é o que chamam de divisor de águas de uma cobertura, é a parte mais alta de um telhado, o ponto culminante, a parte que fica a maior viga de madeira que une os vértices da tesoura, onde também de apoiam os caibros de toda a estrutura de madeira da cobertura.

A origem do nome é bem clara, vem de “cume”, que é a parte mais alta, porém alguns dizem, por costumes, que vem de “comida”, pois, de acordo com uma resposta encontrada no site Yahoo, antigamente os pedreiros colocavam um pedaço de madeira acima do telhado assim que acabavam a parte mais alta e pediam para que o dono da obra pagasse a eles um churrasco devido ao perigo que estavam passando ao fazer aquele tipo de trabalho.

Vale lembrar que para essa parte do telhado é usado um tipo diferente de telha!!

E agora, já sabe o que é espigão? rsrs

2 comentários

  1. diego disse:

    Uma dúvida.
    A cumeeira eu sempre soube que é a parte lá do alto…
    Também pode-se chamar de cumeeira aquela que está descendo (igual aquela imagem no artigo onde tem uma seta dizendo q eu é espigão?)

  2. Anonymous disse:

    Acredito que sim Diego, pois também é um divisor de águas da tesoura. Priscilla

Escreva um comentário