O que é FCK? E MPA?

Por mais que algumas pessoas achem que “concreto é tudo igual”, estão grandiosamente enganadas. Há vários tipos de concreto que são utilizados para cada situação, que varia de acordo com número de pavimentos, tipo de obra, etc… O que diferencia esse tipo de material é a sua resistência, essa que é especificada de acordo com o “FCK”.

O FCK significa Resistência Característica do Concreto à Compressão, que é medida justamente com testes de compressão, acarreta em números muito próximos da exatidão. A margem de erro é de até, no máximo, 5%. Essa especificação tem uma unidade de medida, a MPa, que é a sigla de Mega Pascal.

Pascal é a pressão que a força de UM Newton exerce uniformemente sobre uma superfície plana com área de 1m², essa que é perpendicular à origem da força. O Mega Pascal (Mpa), portanto, é um milhão de Pascal, ou seja, 10, 1972 kgf/cm². (Ex: Um concreto de FCK 18 MPa tem resistência aproximada de 183,42 kgf/cm²).

O concreto, de acordo com seu fck, ficará mais caro ou mais barato, e a necessidade será determinada no momento do cálculo estrutural que será feito pelo engenheiro da obra. Além de todas as questões de exatidão dos cálculos e da escolha certa do material, o uso devido vai ajudar na velocidade de conclusão da obra, no preço, no peso da estrutura, no tamanho dos pilares e vigas e na facilidade de escolha do material.
De acordo com as normas da ABNT, os testes consistem em alguns passos:
” A amostra do concreto é “capeada” e colocada em uma prensa. Nela, recebe uma carga gradual até atingir sua resistência máxima (kgs). Este valor é dividido pela área do topo da amostra (cm²). Teremos então a resistência em kgf/cm². Dividindo-se este valor por 10,1972 se obtém a resistência em MPa.”

Escreva um comentário