Engenheiro Sanitário ou Engenheiro Sanitarista??

Assim como no caso da Engenharia Elétrica, na Engenharia Sanitária há uma grande confusão quanto ao título que esses profissionais recebem. Alguns dizem que são “Engenheiros Sanitários” outros já o intitulam como “Engenheiro Sanitarista”, e isso causa grande controvérsia e confusão na cabeça daqueles que não trabalham na área. Mas ai, qual a maneira correta de se falar??
Primeiramente vale deixar claro a vocês, leitores, com o que trabalha o profissional formado em Engenharia Sanitária. O trabalho desse profissional está voltado principalmente para as questões de saúde pública, que colocam em questão a parte de projetos de saneamento básico e geral das cidades, centrais de tratamento de água, e procura também melhorar a questão da exploração e uso dos recursos hídricos, ajudando na organização do trabalho feito numa bacia hidrográfica.
Certo, agora vamos tratar do assunto polêmico… Engenheiro SANITÁRIO ou SANITARISTA??
É, se você respondeu sanitarista, você está CORRETO. Todos sabemos as dificuldades que esse profissionais, que apenas estão desenvolvendo seu trabalho, passam com piadas e pelo simples fato de se sentir incomodados ao ser erroneamente tratados.
Ai entra a meeesma questão abordada com o ‘engenheiro elétrico’. Por acaso, por ser chamado assim que dizer que ele tem sobrenaturais poderes de controlar a eletricidade ou quer dizer que deve ficar plugado à energia? Nãao! Assim como, caso fosse o caso, o ‘engenheiro sanitário’ não seria utilizado para as necessidades básicas de todos os seres humanos.

Mesmo assim, o nome fica estranho e gera algumas piadinhas desconfortáveis. É, isso é muito irritante pra quem ouve, embora seja um tanto quanto engraçado. Para dar a volta por cima eles ainda revidam, falando que é “melhor ser um engenheiro de merda que uma bosta de engenheiro”… É, pegam pesado mesmo kkkkkk. Enfim, a melhor maneira de evitar essas coisas é habilitá-lo como ENGENHEIRO SANITARISTA. É estranho? Sim, até que é, mas é o correto!!

Agora já sabe né? Engenheiro SANITARISTA, e não engenheiro sanitário!!

Escreva um comentário