O que é vidro temperado?

É desenvolvido a partir do aquecimento controlado do vidro comum, aquele que não é temperado, tendo inclusive, algumas chances de se quebrar durante o processo. As lâminas de vidro são aquecidas à temperatura de moldagem – aproximadamente 600 ºC – e logo em seguida é resfriado de maneira controlada. Desta maneira, o vidro temperado adquire maior resistência comparado com o vidro comum. 
Na construção civil, faz parte do grupo de “vidros de segurança” por sua resistência e segurança, já que uma vez estilhaçado, estoura em vários pedaços pequenos e não-cortantes. 
O processo químico alternativo à têmpera térmica é o de troca de íons, no qual uma lâmina de vidro com pelo menos 100 µm é imersa num tanque de nitrato de potássio derretido, forçando os íons do nitrato de potássio aos óxidos de sódio do vidro. Este processo é muito utilizado quando é necessário temperar os vidros moldados em uma forma mais complexas.
Atenção! O vidro temperado é mais caro que o vidro comum. Além do mais, na hora em que encomendar este tipo de vidro, veja se as medidas estão 100% corretas, pois uma vez produzido nas dimensões erradas, a peça estará perdida pois não terá como corrigir.
Vidro temperado estilhaçado

Escreva um comentário